Nem todas as pessoas que usufruem da internet têm a sensibilidade de entender o que é falso e o que é verdadeiro, principalmente as pessoas com uma idade mais avançada, cuja solidão ou carência afetiva podem fazer com que caiam nos mais absurdos golpes pela internet.
Em sua maioria, esses golpes são realizados por bandidos em presídios, os quais se passam por artistas ou uma celebridade, ou até mesmo por figuras de fora do Brasil. Aproveitando-se da pouca instrução e do despreparo das vítimas, os criminosos, por meio de histórias mirabolantes ou ameaças, induzem-nas a mandar-lhes algum dinheiro.
Isso se tornou muito corriqueiro. As vítimas desse golpe acreditam fielmente na veracidade das histórias e, por mais que comprovamos que se trata de fraude ou de crime cibernético, elas custam a acreditar na mentira.
Contaremos a história de uma família, cujo pai se envolveu com uma loira, de boa aparência, que lhe dizia palavras carinhosas, assediando-o de todas as maneiras.
Esse senhor ficou tão obcecado por essa pessoa, até porque em casa o seu próprio relacionamento não estava muito bom, que começou a fazer depósitos para a mulher, tendo, em uma ocasião, realizado empréstimo pessoal, no banco, para mandar-lhe dinheiro.
Tudo isso transcorria somente por contatos via internet. A filha, vendo que o pai estava caindo numa chantagem emocional, contratou o detetive Felipe Lacerda para averiguar a existência dessa pessoa (“amante” do pai).
Após pouco tempo, o detetive Felipe verificou e comprovou que a pessoa, com a qual o pai estava envolvido, se tratava de uma figura importante da Rússia e que, por ter muita influência política naquele país, havia muitas imagens dela na internet.
Então, o bandido, aproveitando-se dessas imagens, que facilmente são retiradas da internet, confeccionou um perfil fake em whatsapp, email, instagram e outros.
Como as vítimas são vulneráveis, elas acabam caindo no golpe, supondo ser autêntica a figura de sua interlocutora ou de seu interlocutor.
Após termos constatado e provado esse crime, a filha entregou o material para o pai, que mesmo consciente de que o perfil era falso, demorou para aceitar o fato.
Como são situações infelizmente habituais, entendo ser importante fazer um alerta no sentido de que não é possível confiar em tudo aquilo que se encontra na internet. Tais golpes, exaustivamente divulgados na mídia, comprovadamente acontecem no dia a dia.
O “Insider Informativo” agradece a oportunidade… até a próxima.
Revisão de texto: Andréa Terron